sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Como justificar o meu trabalho à família?

Oi Pessoal:

Tenho uma questão que me anda a incomodar há algum tempo. Volta e meia algum irmão ou primo ou tia me perguntam o que faço quando são recordados que sou biólogo.

Eis o problema:

- eu, basicamente, estudo as estratégias de reprodução de um grupo de algas do intertidal e...

- o que é o intertidal?

-bem, é a zona entre marés que fica ora exposta ora submersa consoante a maré sobe ou desce...

-ah...

- bem, eu estou a comparar o padrão de libertação de gâmetas e...

- o que são gâmetas?

-bem, são as células reprodutoras, são como os óvulos e os espermatozóides...

-ah...

-bem, e então eu estou a estudar o padrão de libertação dos gâmetas e relacionar esses padrões com ciclos ambientais, como ciclo lunar ou as variações na maré, e tentar perceber qual é a importâcia da sua sincronização para o sucesso de fertilização em algas com diferentes sistemas de reprodução, pois podem ter os sexos separados ou juntos no mesmo individuo, com a possibilidade de hibridizarem, etc...

-...

-não dizes nada?

-...não, parece fixe, tu gostas não é?

-...sim, suponho que sim...

-e isso é importante?

-...bem..., não muito. Estas algas não são importantes em termos económicos, não se comem, não produzem matérias primas utilizáveis, nem sequer são raras. Olha, basicamente estudo-as para perceber as adaptações que organismos que habitam no intertidal adopt...

- o que é o intertidal?

-........................bem, é a tal zona entre marés...

-tá, olha vou buscar mais bolo. Tás óptimo tu, tens de vir a Lisboa mais vezes. Até já.

4 comentários:

Unknown disse...

Assim se resume, com uma simplicidade desconcertante, a falta de compreensão mútua entre o grupo que composto pelos biólogos e o resto da sociedade, mesmo que sejam nossos familiares... "Deixa estar, se ele/ela é feliz assim." Há coisas que nunca mudarão: iremos sempre passar por doidos escusados.

Nelsio disse...

Pois, os Biológos são "malucos" e ao que parece os Bioquímicos não lhe ficam atras!! Eu ja desisti de explicar, nunca perceberam porque trabalhava com peixinhos e com adipócitos de dourada...depois vieram os Prunus e ainda mais dificil de explicar se tornou...Axo que nem lhes vou tentar explicar nada acerca das ervinhas marinhas. Contento-me com a definição dos meus tios-avós: "Ele trabalha num laboratório, com bata branca e mistura uns pós com uns liquidos coloridos...deve ser pra fazer veneno para os ratos!!" :)

Tânia Aires disse...

Como eu te compreendo meu caro colega...como eu te compreendo...

Sonia disse...

Sempre foste exagerado Mimo... se calhar é para compensar outras áreas onde não sejas tão dotado..